sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Alianças de Casamento

História da Aliança

O anel, aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, tendo provavelmente por origem um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (vena amoris) que estava diretamente ligada ao coração, costume culturalmente seguido até aos dias de hoje.
Atualmente a aliança é símbolo da união sem fim, trocada no dia do casamento pelo casal durante seus votos. O casal pode trocar as alianças no noivado, usando-as na mão direita até o dia do casamento. Pode ser a mesma aliança do casamento sem problema algum.
Nos EUA é comum a noiva receber um anel de noivado,  diferente da aliança de casamento, mais parecido com um anel solitário.





O Ouro

O ouro é usado como símbolo de pureza, valor, realeza e ostentação. O principal objetivo dos alquimistas era produzir ouro a partir de outras substâncias, como o chumbo.


Tabela do Ouro


Ouro 24 quilates = ouro puro - como é praticamente impossível o ouro ter uma pureza completa, o teor máximo é de 99,99% e assim chamado de ouro 9999. Impróprio para fabricação de jóias por ser muito maleável.
Ouro 22 quilates = 22/24 = 91,6% de ouro, também chamado de ouro 916.
Ouro 20 quilates = 20/24 = 83,3% de ouro, também chamado de ouro 833.
Ouro 19.2 quilates = 19.2/24 = 80,0% de ouro, também chamado de ouro 800 ou Ouro Português.
Ouro 18 quilates = 18/24 = 75% de ouro, também chamado de ouro 750.
Ouro 16 quilates = 16/24 = 66,6% de ouro, também chamado de ouro 666.
Ouro 14 quilates = 14/24 = 58,3% de ouro, também chamado de ouro 583.
Ouro 12 quilates = 12/24 = 50% de ouro, também chamado de ouro 500.
Ouro 10 quilates = 10/24 = 41,6% de ouro, também chamado de ouro 416.
Ouro 1 quilate = 1/24 = 4,6% de ouro, também chamado de ouro 46.


Os Quilates

O ouro 18k possui 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas (prata e cobre). Com isso o metal fica com a resistência necessária para a confecção da joia. 
O ouro 14k apresenta menor pureza e é comumente utilizado nos Estados Unidos. Já o ouro 24k, apesar de ser o mais puro, é muito maleável e por isso não confere à peça a resistência necessária.


A cores das alianças 

Os elementos dessas ligas geralmente adicionados ao ouro podem variar muito em função da cor. Os metais mais comuns utilizados nessas ligas são o cobre, a prata, o zinco, o níquel, o cádmio, resultando em um ouro com coloração amarela. 
Existe também o ouro branco, que é feito com ligas utilizando o paládio que tem efeito descoloridor, nesse caso o ouro branco no processo final de acabamento a joia é submetida a um banho de ródio. 




Formatos e estilos das alianças

Há inúmeros tipos de alianças de ouro, as anatômicas são muito mais confortáveis pois seu interior é arredondado e isso faz com que a joia não aperte o dedo, garantindo maior conforto.
As alianças polidas são mais brilhantes e as escovadas, mais opacas. Atualmente, muitos casais escolhem alianças escovadas para fugir do tradicional modelo polido. Como esses dois tipos são feitos através de processos de acabamento, é possível que o casal modifique o modelo escolhido transformando alianças polidas em escovadas e vice-versa, tudo isso através de um simples e rápido polimento ou de um fosqueamento.




Tabela de Tamanho de Alianças

Para você escolher a aliança correta existe uma tabela de tamanhos definida. Meça um anel que sirva no seu dedo anelar e saiba o número ideal do seu dedo, mas caso não consiga, em toda joalheria você pode medir.





*Os preços informados neste post são baseados nas referências dos sites dos fabricantes, sujeitos a modificação dos mesmos. Use-os apenas como referência. 

Fontes: Wikipedia, Pinterest

#aliançadecasamento #aliança #aneldecasamento #aneldenoivado #tiposdealiança #tamanhodealiança #formatodealiança #mariagescasamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!