Cerimonial é o conjunto de
formalidades de atos e festas públicas, ou seja, são diretrizes
preestabelecidas que precisam ser conhecidas e observadas em eventos oficiais
ou especiais, visando indicar como os participantes devem se comportar no
convívio social e formal. Os chineses foram os primeiros a iniciar a
participação em rituais e cerimoniais no séc. XII A.C.
É normal confundir cerimonial com etiqueta, mas Etiqueta é o conjunto de regras e boas maneiras que resultam no comportamento das pessoas, define o comportamento das pessoas em seus cargos, o respeito que deve ter uns para com os outros, falas, éticas, conduta. Vamos abordar este assunto mais profundamente mais adiante.
Cerimonial e Protocolo são regras utilizadas na organização de um evento, assim evitando regras criticas negativas e tranquilizam os organizadores. Sem o cerimonial o protocolo não teria porque existir, e sem o protocolo é impossível organizar uma cerimonia.
O Cerimonialista é o profissional
responsável por conduzir esta organização, consequentemente o responsável para
que tudo ocorra dentro do protocolo. Cabe ao cerimonialista cumprir
todas as regras referentes à cerimonia, antes durante e após o evento.
Os casamentos são um ótimo exemplo de cerimonial, pois cada religião tem um roteiro a ser seguido. Hoje temos as quebras de protocolo e casamentos cada vez mais customizados, o que com certeza dificulta a organização da cerimônia e torna o trabalho do cerimonialista um desafio muitas vezes.
Cristina Vogel, cerimonialista da Cristina Vogel Eventos Exclusivos, diz que
“as quebras de protocolo são comuns. Hoje vemos preocupação dos noivos em fazer
um casamento cada vez mais compatível ao seu estilo de vida. Com isso, as
cerimônias muitas vezes acabam acontecendo no próprio salão aonde será
realizada a festa, totalmente personalizadas e cheias de emoções”.
Atualmente esta profissão se expandiu, o cerimonialista também assume papel de organizador e assessor, ou seja, ele hoje engloba todas as etapas do evento tendo papel de maior responsabilidade. “O cerimonialista deve assessorar os noivos na organização do evento, através de um planejamento minucioso de todos os serviços envolvidos a fim de reduzir minimamente imprevistos e na escolha de fornecedores adequados ao perfil do evento – caracterizado pelo estilo e personalidade do casal e orçamento disponível para essa construção”- define Cristina.
Ao procurar um cerimonialista para organização do casamento deve-se ter em mente, em primeiro lugar, a compatibilidade: identifique-se com a pessoa. Ele fará parte da sua vida por no mínimo seis meses, você tem que gostar dele(a)! Busque referências, e se não houver muitas, certifique-se da formação e experiência. “Solicitar indicações aos amigos que já contrataram esse serviço, buscar referências do profissional e identificar-se com o perfil deste profissional que terá tarefa fundamental no casamento” – Complementa a cerimonialista Cristina.
O trabalho do cerimonialista e assessor ajuda o casal em diversos aspectos:
- Orçamentos
- Fornecedores
- Escolha de local, decoração, buffet, convites...
- Cerimonial
- Coordenação do evento
- Recebimento e recolhimento de materiais.
“O cerimonialista contratado para fazer a assessoria do casamento é responsável por tudo, desde o planejamento inicial até a desmontagem do evento. No dia é o profissional que ficará encarregado de receber e orientar o trabalho de todos os fornecedores envolvidos, além de coordenar todos os momentos principais, tanto da cerimônia como da festa.”
O serviço da organização e cerimonial pode ser
parcial. Muitos noivos preferem orçar sozinhos, negociar valores. E sim, há
esta opção de serviços. Muitos profissionais já oferecem pacotes
pré-estabelecidos de serviços, geralmente divididos em Organização completa,
Organização parcial com ou sem presença do profissional no dia do evento e
etc..
Cristina Vogel salienta que os noivos podem optar por contratar apenas o cerimonial, que é um serviço voltado para o dia do evento, e tem um custo menor comparado com a assessoria completa. “Quando o orçamento está muito apertado, é uma alternativa a se considerar. No entanto, uma boa assessoria vai dar orientações para que os noivos não tenham custos desnecessários, que muitas vezes acaba acontecendo por falta de conhecimento.” - enfatiza a cerimonialista.
Sobre Cristina Vogel: Relações públicas é Cerimonialsta Assessora de Eventos da Cristina Vogel Eventos Exclusivos de Porto Alegre. Site www.cristinavoguel.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião!