Para estrear um blog de casamento nada melhor do que começar com um pouco de historia! Fiz uma pesquisa e busquei vários fatos que nos levam ao casamento como conhecemos hoje:
O CASAMENTO é uma tradição milenar. Se tomarmos o conceito de casamento já pela união de duas pessoas com o intuito de formar uma família, pode-se afirmar que esta tradição antecede os tempos de Cristo. Na Bíblia, no livro do Gênesis no Antigo Testamento, encontramos o primeiro relato de uma união: Adão e Eva, que foram colocados no Éden para procriar e multiplicar.
É difícil definir exatamente quando iniciou a CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO como ato festivo mais semelhante a como conhecemos hoje, mas historiadores apontam que foi na Roma Antiga que surgiram as primeiras noivas. Nesta época o casamento era mais um ato comercial, com intuito de formar alianças entre famílias, legitimar filhos e heranças e etc. A noiva nesta época usava trajes especiais, prendia nos cabelos fitas simbolizando vida longa e ramos de espinheiro para afastar os maus espíritos. O véu apareceu anos depois em homenagem a deusa romana Vesta, que protegia os lares, e simbolizava honestidade, virgindade, virtudes imprescindíveis para uma noiva segundo os costumes da época.
Durante muito tempo não foi obrigatório ter a benção de um sacerdote, este costume iniciou com o Concílio de Trento, no século XVI. Desta época até o século XVII somente os casamentos realizados pela Igreja Católica eram reconhecidos legítimos. Somente após a Revolução Francesa e Protestante que o casamento civil surgiu.
Desde então o casamento estabelece o "vinculo matrimonial", seguindo as regras de uma determinada religião, e não depende do reconhecimento civil ou da lei para ser válido. A mais conceitual é da Igreja Católica, que estipula o casamento uma instituição natural e um sacramento. Instituição Natural pois Deus criou o ser humano para procriar e multiplicar e sacramento para receber no futuro as graças atuais necessárias para cumprir devidamente os fins do Matrimônio e alcançar a santidade na vida conjugal, acolher os filhos e educá-los.
Hoje em dia pode-se celebrar o casamento mesmo sem vínculos religiosos, seguindo apenas as tradições da celebração para formalizar perante a sociedade a união do casal.
O foco é celebrar o amor do casal, de todos tipos e gêneros de casais, com todos rituais e tradições, com ou sem vínculos religiosos, quebrando ou não tradições, inventando novas, criando e recriando para que cada celebração seja única!
Fontes: Wikipedia.com, infoescola.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião!